Páginas

quinta-feira, 28 de outubro de 2004

Palhaço nasce palhaço?

Eu ainda tinha esperanças que não. Achava, na minha vã ingenuidade, que tudo não passava de um problema de geração. Cada cabeça, um guia; e quanto mais "antigo" o bruto, mais palhaço.

Doce ilusão.

Lembrei de dois exemplos recentes, que me fizeram ver que há todo uma geração de palhaços saindo do forno, prontos para encher o picadeiro. Triste isso.

Mas vamos as histórias. Lembrando que todos os personagens envolvidos têm entre 15 e 17 anos. Não é de chorar?

Pois bem .. a primeira história começa assim:

a adolescente chega em casa e vai logo avisando: "terminei o namoro". A mãe fica preocupada. "O que aconteceu?", pergunta. Calmamente a mocinha senta e solta a resposta. Preparem-se, é de chorar. "Ele disse: ou você dá pra mim ou a gente termina. Terminei".

Tipo assim ... eu sei que nessa idade os rapazes ficam meio inquietos, só pensam em mulher, só querem transar, hormônios em ebulição, patati, patata. Mas porra .. que coisa mais sem tato é essa?!?!

Tá bom .. a gente sabe que com 16 anos ninguém é assim rebuscado, mas vamos combinar que ainda na fase assumidamente idiota das nossas vidas cabe sempre um pouco de 1) educação, 2) educação, 3) educação, 4) sutileza e 5) educação. E vem cá .. precisa namorar? Pega, mata e come. Faz questão de fazer papel de palhaço??

Pois bem .. a segunda história começa assim:

a adolescente chega cansada em casa. Olheiras, abatimento. "Que foi?", pergunta a mãe zelosa. "Não dormi". Retrospectiva: ela tinha ido a uma festa no sítio de uma amiga. A primeira "rave" de sua vida. Dormiu quase às 7h porque ficou na casa da amiga fofocando. Às 9h toca o celular. Era o namorado. "Você dançou com o fulaninho na festa?", mandou na lata. Como assim????? "Ah, sei lá .. deitei há pouco tempo .. a gente não pode se falar mais tarde?", respondeu. "Você dançou ou não dançou?", ele rebateu já em tom ameaçador. "Fala sério, como é que eu vou saber. Dançar como? Junto? Porra, era uma rave!! Ficou todo mundo pulando a noite inteira ... mas peraí ... quem te contou?", perguntou ela começando a raciocinar. "Não te interessa!", disse o namorado grosso.

Resumindo: ele não quis ir à festa. Mas botou "olheiros" pra espionar a namorada. O olheiro bateu o serviço e o brutinho, além de acreditar, ainda liga às 9h.

Ok. Essa postura "macho/provedor/senhor dos ventos/pai de tudo" na minha cabeça era uma parada assim .. demodê. Mas pelo visto, os adolescentes de hoje pensam tal e qual vovô, um senhor de 77 anos.

Ah tá ... ele ficou com ciúme. Bonitinho. Tá legal .. a gente que os adolescentes, etc e tal. Mas vem cá .. botar olheiro??? Numa festa de turminha de colégio que todo mundo conhece todo mundo???

Patético.

0 comentários: