Páginas

terça-feira, 1 de agosto de 2006

Palhaço oliva*

Minha amiga conheceu este Palhaço Oliva numa festa. Pintou um clima. Depois de um papinho, quis o destino que cada um fosse para um lado. Minha amiga saiu da festa com outro palahço, mas ficou pensando no menino oliva. Efeitos do álcool, isso acontece. Tanto é que ela se arrependeu depois. Achou que o palhacinho em questão teria proporcionado a ela uma noite mais proveitosa. O reencontrou aconteceu alguns dias depois e eles ficaram. E foi lindo.

Ele, recém-separado, ainda um pouco abatido pelo término da relação, deu a entender que ainda estava enrolado com aquela situação chata de "eu fico com os CDs da Marisa Monte e você com a coleção do Roupa Nova".

Justo. O cabra foi honesto. Minha amiga, ciente da situação, ainda que ansiosa, deixou o bruto correr solto. Trocavam e-mails, alguns telefonemas. Palhacinho era fofo, fofo ... Minha amiga tendia a sentir uma certa paixonite, mas manteve a cautela. Nada de forçar a barra. Torcia para ele ligar; se não ligasse, saía com os amigos.

E eles saíram algumas vezes. Programinhas básicos: cineminha, barzinho, beijocas. Ele mandava torpedinhos pelo telefone! Que fofo ... Apesar de ter demorado séculos para encostar nos mamilos dela (palavras dela), o bruto prometia. Educadinho, dizia até que sentia a falta dela.

Prometia, não prometia? Mas ó .. um dia o palhacinho sumiu. Sumiu mesmo. Evaporou no ar. Ela mandou e-mail, muitos. Não queria ligar para não passar aquele recibão de quem está correndo atrás. E nada acontecia. Ela sucumbiu a um certo baixo astral, mas foi se recuperando. Foram muitos dias sem sinal de vida.

Ela deu uma baqueada. Não querer compromisso é uma coisa. Ser mal educado é outra.

Chegou a data do aniversário dela .. ela enviou o convite e recebeu dele uma meia certeza que iria. Ele não foi. Paciência. Vida que segue.

Eis que hoje, o palhacinho me saca um e-mail desculpando-se de não ter ido a festa porque estava saindo com outra pessoa.

Ah! Ainda disse mais ou menos assim .. "não fique chateada, estou saindo com outra, por isso não fui, mas olha .... guarde boas lembranças minhas".

Mas é claro .. você não guardaria? Eu com certeza guardaria. Boas lembranças de alguém que não tem um pingo de consideração e some como um covarde. Alguém que se esconde por detrás do próprio medo de não agir como um adulto e sentar para conversar. Alguém que ignora uma pessoa que sempre o tratou bem e que dele não esperou muita coisa. Um sexo casual talvez.

Você não guardaria?

E essas lembranças não ficariam ainda melhores quando você recebesse um e-mail, um e-mail que você não pediu, te contando que ele está saindo com outra, algo que você não perguntou, esfregando na sua cara talvez uma auto-afirmação masculina como quem espera que a pessoa esteja tão desesperada ao ponto de se perguntar ..."meu Deus onde está o Deus Grego que joguei pela janela?".

Alguns palhaços me surpreendem pelo requinte de crueldade com que fazem suas cagadas. Não basta sumir. Não basta cagar para o aniversário de uma pessoa com que dias atrás você estava saindo e bajulando. Não basta. É preciso humilhar, vangloriar-se de mais uma conquista. Dizer o quanto você é foda ou quanto você é legal por isso, porque ao menos você se justifica e pede que ressentimentos (de que?) sejam esquecidos. Nada disso basta. Se não serve para o meu prazer sexual, pouco serve para ser amigo ou partilhar alguns momentos de convivência.

Minha amiga está triste. E não tiro a razão dela. Não triste por ter gostado de alguém tão babaca. Mas triste por constatar que as pessoas são de fato muitos estranhas e que há ações totalmente desnecessárias. Bastava um simples: "Desculpe não ter ido a sua festa. Pintou um imprevisto. Parabéns". Talvez ele precise dizer que está saindo com alguém para que ela perca as esperanças. Mas, pergunto, esperanças de que?? Se ela não ligou insistentemente ou apareceu na porta do trabalho pedindo satisfações ou ligou chorando clamando por justiça?

E como se ele dissesse: "olha sua burra .. tô saindo com outra. Acabou".

É muita elegância para a minha pessoa.

Será que eu estou sendo apocalítica? Será mesmo? Não sei. Queria até ter feito um post engraçadinho, mas tô sem saco. Acho que as vezes a gente tem que pegar um pouco pesado ou refletir sobre o que ouvimos ou escrevemos. Ninguém é perfeito e invariavelmente fazemos uma cagada na vida. Magoamos alguém, traímos. Mas assim de forma tão fácil e despretensiosa, me assusta um pouco.

Já ia esquecendo que minha amiga está pensando em se candidatar para dar um depoimento ao Manoel Carlos, para entrar na novela "Páginas da Vida". Sabe que o cara até para ser cafajeste tem que ter estilo e esse aí ... não serve nem pra figurante.

*Palhaço Oliva foi tirado do apelido dado ao babaca em questão.

0 comentários: