Páginas

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Palhaço Preguiçoso
No último andar do prédio onde eu trabalho tem uma academia de ginástica. Para se chegar até lá, é preciso subir de elevador até o penúltimo andar e subir até o último pela escada de incêndio. A escada de incêndio, óbvio, tem pesadas portas corta-fogo. Aí, de vez em quando, rolava uma malandragem: duas pessoas no elevador e uma deixa a outra sair primeiro; se quem tivesse saído antes, seguisse em direção à escada para subir para a academia, a outra pessoa vinha logo atrás para entrar, digamos, no vácuo da porta e ficar na aba de quem tinha feito força de abri-la.

Os homens gentis até se adiantavam para abrir a porta corta-fogo para as mulheres, mas, claro, sempre tem os palhaços, aqueles que vão, fingindo gentileza, deixar a mulher sair primeiro do elevador para depois relaxar no passo para que ela siga na frente e faça força por eles antes de chegar à musculação.

Uma dia (ninguém me contou, eu messss vi), uma mulher que havia sido deixada para trás por dois caras que queriam subir na aba dela, parou diante da porta, olhou para eles e falou:

– Abrir porta pra marmanjo às 7h da manhã? Quequihá?!?!? Vocês são muito folgados e blábláblá...

Adorei!

Sei que se os comentários estivessem aí, neguinho ia dizer: “mas eles não tinham obrigação de abrir a porta para ela!”. Mas o caso não é obrigação memo; é de gentileza. Se eles fossem gentis, abririam a porta, mas como são palhaços, preferem dar uma de espertos.

0 comentários: